29/07 - SINA
Data Base 2010: Acordo Coletivo é assinado

Com a participação de dirigentes, toda a diretoria da Infraero e representantes do nosso Sindicato, foi assinado na tarde da quarta-feira, 28/07, no aeroporto JK, em Brasília, o Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011 que, com certeza, será o instrumento mais eficaz para garantir os direitos da categoria aeroportuária daqui para frente.
Na cerimônia de assinatura, o presidente do SINA, Francisco Lemos, disse que “o Acordo deste ano além de ser um acordo razoável do ponto de vista econômico, também é um acordo de trabalho histórico para os trabalhadores brasileiros”.
Lemos destacou que enquanto outras categorias ainda estão iniciando a luta para garantir a licença-maternidade de seis meses, os aeroportuários já conquistaram esse direito no Acordo do ano passado e este ano "surpreendemos - e até decepcionamos os homofóbicos - ao estendermos os benefícios aeroportuários para companheiros e companheiras do mesmo sexo”.
O presidente do SINA informou que essa cláusula repercutiu na mídia, antes mesmo da assinatura do Acordo, inclusive com ataques injustos contra a Infraero. De acordo com Lemos, a empresa precisa ousar mais e sugeriu uma Superintendência de Responsabilidade Social dentro da estrutura da empresa.
Evidentemente, como exemplo de lutas históricas da categoria aeroportuária, talvez fosse possível avançar mais nas cláusulas econômicas no presente Acordo, lembrou Lemos. Mas a responsabilidade da categoria falou mais alto nas Assembleias, entendendo que seria um risco a mobilização nos aeroportos brasileiros neste momento, atraindo a opinião pública contra os trabalhadores e passando uma imagem corporativista em um momento onde privatistas e outros abutres estão à espreita para mostrar as nossas vísceras.
Por sua vez, o presidente da Infraero, Murilo Barboza, entendeu o recado e também disse que “o momento é de maturidade”. Disse, ainda, aceitar as propostas e críticas construtivas do nosso Sindicato por que “o momento é de desafios para a empresa e só conseguiremos vencer e superar essas demandas valorizando o quadro de trabalhadores aeroportuários”.